Catarata:

:

O que é Catarata?

http://www.dayhorc.com.br/recursos/news/imgs/%7b58E7127C-B5C1-4E01-95A0-5611E8BCE28F%7d_catarata.jpgCatarata é o processo de envelhecimento do cristalino, que é a lente natural do olho.Tem o nome de cristalino por ser totalmente transparente, límpido, translúcido  por onde penetram os feixes de luz que formam as imagens na retina. Quando este cristalino perde a transparencia, se dornando opaco, dá-se o nome de catarata. Esta opacidade reduz a entrada da luz no olho, diminuindo gradativamente a visão. O nome  “catarata”, é uma alusão á sensação de se estar “vendo através de uma queda d’água”.

Sintomas

Um dos primeiros sintomas da catarata é a sensação de perda progressiva da qualidade visual. Em alguns momentos, a visão fica mais embaçada do que em outros e os objetos  podem parecer amarelados ou distorcidos. É comum a queixa de da sensação de que os óculos estão sempre sujos, mas apesar de limpa-los com frequencia a visão continua embaçada.Geralmente, as pessoas sentem necessidade de mais luz para enxergar melhor e, mesmo usando óculos, a visão continua embaçada. À medida em que a doença evolui, pode ser percebida no centro da pupila, parte escura do olho, uma mancha branca ou amarelada. Apesar dos sintomas, é muito difícil para o leigo identificar a catarata em seu inicio. A detecção pode ser feita com consultas regulares ao oftalmologista. Geralmente a pessoa só começa a perceber em estágios mais avançados.

Causa

A catarata é a principal causa de cegueira reversível do mundo. Contribuem para surgimento:

- Idade, a causa mais comum. Surgem com mais freqüência a partir dos 60 anos, porém pode aparecer em pessoas mais jovens, inclusive em crianças.
- Traumas, gerados por algum tipo de acidente com o olho
- Efeitos colaterais de alguns medicamentos, quando utilizados por longo período.
- Infecções
- Doenças metabólicas, como diabetes.
- Hereditariedade.

Tratamento

http://www.dayhorc.com.br/recursos/news/imgs/%7b7546A128-97D1-4D7F-B00D-3945CDEEC619%7d_catarata.jpgO tratamento indicado para o portador de catarata é a microcirurgia, que proporciona a recuperação da visão com a substituição do cristalino por uma pequena lente intra-ocular. A técnica cirúrgica mais utilizada atualmente e que proporciona os melhores resultados é a Facoemulsificação. O olho é anestesiado com colírios oferecendo maior conforto e a cirurgia é realizada através uma pequena incisão (2,5mm) no olho, por onde a catarata é emulsificada por ultrasson  e aspirada ao mesmo tempo. O cristalino opacificado é substituído por uma lente intra ocular, que ficará permanente no olho. Essa substituição impedirá o retorno da catarata. Entre 17% a 20% dos caso após 2 anos da cirurgia, a cápsula que sustenta a lente intraocular pode tornar-se opaca, o que será resolvido com aplicações a laser( Yag laser)

Recuperação pós – operatória

Na maioria dos casos, os pacientes recuperam grande parte da visão logo após a cirurgia. A depender da profissão, a pessoa retorna ás suas atividades normais em um ou dois dias.

O tratamento pós –operatório é feito à base de colírios. Geralmente, não é necessário dar pontos ou colocar curativos. O intervalo mínimo para a realização da cirurgia no segundo olho é de aproximadamente 20 dias.

Retornar a página principal