Glaucoma

Glaucoma é uma doença provocada pelo aumento da pressão no olho devido a uma resistência aumentada nos canais de drenagem (malha trabecular). É uma doença não contagiosa de características hereditárias e irreversível. Quando detectado  no início, pode ser controlado sem maiores danos, mas se for ignorado pode causar cegueira total.

Causas

Qualquer pessoa pode adquirir o glaucoma, no entanto algumas características genéticas aumentam essa chance. Por isso, pessoas acima de 40 anos, portadores de diabetes, hipertensão arterial, miopia ou outras doenças oculares, pessoas com casos de glaucoma na família, negras e asiáticas têm maiores chances de apresentar a doença.

Como age o glaucoma

Dentro do olho, circula o humor aquoso, um líquido responsável pela lubrificação e nutrição da sua estrutura. No olho saudável, a quantidade de líquido produzida é drenada, formando uma pressão intraocular normal. Quando a drenagem é insuficiente ou quando a produção do líquido é excessiva, ocorre o aumento da pressão interna do olho, que pode causar danos irreversíveis ao nervo óptico. Nesse processo, acontece a redução gradativa da visão, sem que a pessoa perceba.

Tipos

1 -Glaucoma Primário de Ângulo Aberto – O aumento da pressão interna vai destruindo as células do nervo óptico, provocando o surgimento de “pontos cegos”. O tratamento evitará o aumento desses pontos, mas eles não serão recuperados porque as células já estarão mortas. Esse é o tipo mais comum e atinge 80% dos casos.

2-Glaucoma de Ângulo Fechado – É um dos tipos mais perigosos. A pressão ocular aumenta subitamente e em pouco tempo pode causar cegueira. Assim como nos outros tipos de glaucoma, essa cegueira é irreversível. Visão embaçada, dor ocular intensa, percepção de halos coloridos em volta das luzes, náusea e vômito são sintomas freqüentes que indicam a necessidade imediata de um exame oftalmológico.

3-Glaucoma de Pressão Normal – O nervo óptico é lesado em pessoas com pressão intraocular normal. Esse tipo de glaucoma também não apresenta fortes sintomas. Na maioria dos casos, a doença progride dos campos laterais para o centro e o paciente não percebe.

4-Glaucoma Congênito – Desde o nascimento, a drenagem ocular já é deficiente. Nesse caso, a córnea da criança costuma ser opaca e maior que o normal. A criança costuma ficar com a visão embaçada, sensível á luz e chora em excesso. Esse glaucoma é um tipo raro e pode ser diagnosticado pelo pediatra nos primeiros dias após o parto.

Sintomas

Normalmente, o glaucoma não causa dor e raramente nota-se a perda progressiva da visão, pois ela se dá da periferia para o centro. Em alguns casos, pode ocorrer visão embaçada. Como os sintomas são dificilmente perceptíveis, a única maneira de se diagnosticar é através de consultas regulares ao oftalmologista.

Existem diferentes exames que podem auxiliar na identificação do glaucoma:

- Tonometria: mede a pressão intraocular através de um jato de ar ou de um prisma plástico.
- Oftalmoscopia: permite a observação e análise do nervo óptico.
- Gonioscopia; Permite a observação e análise do ângulo da câmara anterior do olho.
- Campimetria: Exame computadorizado que analisa os danos causados ao nervo óptico responsável pelo campo visual.
- GDX (analisador de fibras nervosas a laser) – Exame computadorizada que permite a avaliação da camada de fibras nervosas, primeira estrutura lesada do glaucoma.
- OCT (tomógrafo de coerência óptica) – Exame computadorizado que permite avaliar as diversas camadas da retina, detectando alteração precoces no glaucoma.
- Paquimetria – Avalia a espessura corneana, um dado importante no controle da Pressão Intra Ocular.

Tratamento

Pela natureza irreversível da doença, o tratamento do glaucoma não promove o retorno da visão. Apenas proporciona o controle da pressão interna do olho, evitando danos maiores e o avanço da doença. Logo que diagnosticado, o glaucoma deve ser tratado, impedindo o seu desenvolvimento.

Os métodos mais utilizados de controle do glaucoma:

Colírios: 80% dos tipos de glaucoma respondem bem ao tratamento a base de colírios.
- Cirurgias a Laser: São abertos novos canais de drenagem, diminuindo a pressão interna do olho.
- Cirurgia Filtrante: Utilizada apenas em último caso, é aberto cirurgicamente um novo e pequeno canal através da trabeculectomia  ou introdução  de um tubo de drenagem intraocular.